Projeto KA2 ERASMUS + “Healthy and Safety” - 2HB
O Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, viu aprovada a sua candidatura ao Programa Erasmus+, Ação Chave 2 (KA 229) com o Projeto “Healthy and Safety” - 2019-1-FR01-KA229-062147_2.
A Ação Chave 2 apoia parcerias estratégicas transnacionais que visam apoiar o desenvolvimento, a transferência e/ou a aplicação de práticas inovadoras, bem como a execução de iniciativas conjuntas de promoção da cooperação, da aprendizagem interpares e dos intercâmbios de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidos na educação, formação e juventude, a nível europeu. O principal objetivo destas parcerias estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.
O Projeto “Healthy and Safety” tem como acrónimo “2HB” (HealthyBody-HealthyBrain).
Foi desenhado em cooperação com cinco escolas europeias: Immaculata-Instituut, em De Panne, Bélgica; Julius-Leber-Schule, em Hamburgo, Alemanha; 4th General Lyceum Serres, em Serres, Grécia; Instituto de Educación Secundaria Martínez Montañés, em Sevilha, Espanha; sob a coordenação do Lycée Montmajour, em Arles, França.
O projeto “2HB” tem como objetivos fundamentais desenvolver competências essenciais (soft skills), nomeadamente no âmbito da saúde emocional e física, desenvolver as competências linguísticas, promover práticas digitais inovadoras e a inclusão social.
No âmbito da saúde emocional e física serão trabalhados os seguintes temas: saúde emocional, social e segurança; segurança cibernética e privacidade; cuidados com o corpo; alimentação e saúde; adições; perigos do quotidiano e segurança.
É um projeto para 3 anos, com início a 1 de Setembro de 2019 e término a 31 de Agosto de 2022, destinado a cerca de 20 a 30 alunos do 9º ano.
Está a decorrer, durante o presente mês, um concurso para a seleção dos alunos que irão participar neste projeto. Os candidatos deverão comprometer-se em participar em atividades regulares do projeto fora do horário letivo e estar disponíveis para deslocar-se a uma das escolas parceiras e/ou alojar um aluno estrangeiro em sua casa.