Sextas ao Centro
Na próxima sexta feira, dia 15 de dezembro, terá lugar a quarta sessão do ciclo de encontros temáticos e conferências, das Sextas ao Centro, promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Braga Sul (CFAE Braga/Sul) em parceria com a Equipa de Projetos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga e com a participação dos docentes envolvidos nas mobilidades Erasmus +, da acção chave 1, denominado “+ Literacia: Da Minha Escola Leio o Mundo”, projecto europeu desenvolvido com a finalidade de promover reflexões e boas práticas condizentes à melhoria da literacia dos alunos, centradas na temática “Aprender e ensinar na Europa: o desenvolvimento de multiliteracias em ambiente educativo”.
Nesta sessão destaca-se o painel denominado “Incorporação de práticas inovadoras de forma sustentada- leituras cruzadas na Europa”, que será desenvolvido por dois docentes do projecto que frequentaram um curso na Finlândia. Este país continua a ser, entre os países europeus, aquele que tem obtido resultados mais elevados no estudo internacional PISA (estudo comparativo dos níveis das literacias dos alunos nos domínios da literacia da leitura, da matemática e das ciências). Esta sessão conclui um ciclo de formação de professores que abordou diferentes temáticas atuais e potenciadoras de melhores literacias. Estas sessões também deram a conhecer o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito do referido projeto e no qual participaram alunos de diferentes idades, do segundo e terceiro ciclos de escolaridade bem como em turmas do ensino secundário. Ao longo do ciclo de formação foram várias as temáticas exploradas: “Aprender e ensinar em contexto europeu – integração de aprendizagens informais no currículo”, “metodologias de Flipped Classroom e multiliteracias. Na sessão do dia 24 de novembro participaram dois grupos de alunos, tendo um grupo dado testemunho de experiencias em aulas de “Flipped Classroom” e o outro grupo ilustrou algumas aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação com finalidades pedagógicas.
Em cada sessão terá lugar uma conferência proferida por um orador de reconhecido mérito ou mesa redonda; um painel constituído por docentes envolvidos no projeto, seguido de um comentário final proferido por um especialista na temática.